PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa et al.. Construindo textos em ciências. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20559>. Acesso em: 28/12/2024 10:59
A linguagem escrita é uma forma de expressão que tem uma relação direta e íntima com a escola no que tange a sua sistematização, entretanto, em função de sua complexidade, essa sistematização não deve restringir-se apenas às aulas das disciplinas da área de Letras, mas perpassar pelas demais áreas de conhecimento dentro de uma perspectiva interdisciplinar. O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla, em andamento, sobre o uso de técnicas de produção textual como recurso didático no ensino de Ciências nos diversos níveis de ensino. Dentro deste panorama, o mesmo discute a abordagem das técnicas de produção de texto como estratégia para a sistematização das concepções prévias de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro através de uma Oficina de Produção Textual, que foi estruturada no contexto de uma sequência didática, seguindo todas as suas etapas e dentro de uma abordagem interdisciplinar. O tema explorado na atividade foi sugerido pela professora de Ciências da turma em concordância com a professora de Língua Portuguesa. Os resultados encontrados indicam que a Oficina de Produção Textual realizada nos permitiu captar os conhecimentos prévios dos integrantes do estudo, evidenciando os seus pensamentos, saberes e percepções e, desta forma, pôde auxiliar a professora de Ciências da turma na elaboração de seu planejamento e/ou sua reformulação, além de também propiciar momentos de reflexão e contextualização durante os momentos de discussão em grupos, estimulando a interação, a argumentação e a criatividade entre eles e tornando o ato de ‘escrever textos’ – muitas vezes rejeitado pelos discentes – mais fácil e prazeroso. Desta forma, concluímos que a Oficina de Produção Textual desenvolvida constituiu-se em um instrumento pedagógico eficiente como atividade introdutória no ensino de Ciências.