PERALES, Heloisa Lima. Desafios do professor de história com aluno surdo. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20644>. Acesso em: 29/12/2024 00:38
O artigo apresenta uma proposta de investigação em andamento que tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas do professor de História, em sala de aula, com a presença do aluno surdo. Essa pesquisa busca, especificamente, compreender o processo de planejamento adotado pelo professor de História; analisar o uso de recursos visuais; verificar o uso da Língua de Sinais dentro da sala de aula como meio de comunicação primordial para o aluno surdo; e, analisar a produção de material didático pelo docente em História tendo em vista o processo de aprendizagem desse aluno. Para tanto, adota os procedimentos metodológicos da pesquisa colaborativa propostos por Ibiapina, quais sejam: entrevistas (individuais e coletivas), narrativas autobiográficas e observação colaborativa com o uso de vídeo.