NETO, Antonio Aldair. Desenho teórico-interativo do processo de leiturização. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20653>. Acesso em: 27/12/2024 21:27
Neste artigo, ligado ao grupo de trabalho Ensino de Língua Portuguesa – aberto durante a realização do II CONEDU (Congresso Nacional de Educação), será apresentado o resultado de estudos e pesquisas que irão propiciar uma reflexão acerca do processo de leiturização necessário ao homem no ambiente escolar e fora deste. Para tanto, buscamos analisar quais os procedimentos didático-metodológicos para a promoção de uma autonomia leitora, os modelos teóricos de leitura difundidos no universo educacional e ainda, a concepção de leitura presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Provavelmente, ao final deste trabalho, despertaremos a necessidade de novas discussões sobre este tema que mesmo sendo alvo de estudos e críticas há muito tempo, ainda constitui um elemento problemático em grande escala, uma vez que os encaminhamentos de leitura se apresentam, na grande maioria das vezes a partir do livro didático, recurso mais utilizado pelo professor em sala de aula. Em síntese, constatamos e concordamos com a urgência de que tenhamos docentes e discentes melhor preparados e dotados de hábito próprio de leitura, o que certamente proporcionará melhor inserção e compreensão desta sociedade que exclui e pouco oferece oportunidades de crescimento individual. Somos conscientes de que é através da educação que o indivíduo pode dar o seu passo para o sucesso profissional e em primeira instância, seu passo para o exercício pleno da cidadania algo extremamente preciso na luta por dias melhores.