LACERDA, Rosana Soares De. Formação docente e estágio supervisionado. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21092>. Acesso em: 27/12/2024 18:56
A formação inicial de professores é um dos momentos mais importantes na construção da identidade docente. É nesta fase que os futuros profissionais têm os primeiros contatos com o seu futuro local de trabalho. Dentre as atividades que possibilitam tal contato está o Estágio Supervisionado. Assim sendo, o artigo intitulado, busca identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Geografia, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Ariston Dias Lima, que o finalizaram no período 2015.1 sobre seu preparo para o exercício docente com segurança e sobre o ser professor, além de verificar qual o grau de importância conferido pelos mesmos à prática do Estágio Supervisionado e em que esta atividade contribui para sua formação e para a tomada de decisão no que se refere à definição concreta na escolha da profissão. Para isso utilizou-se dos relatos de experiência dos 22 acadêmicos, que estavam vivenciando o Estágio III no período mencionado, os quais foram coletados nas socializações durante os encontros presenciais e por meio um vídeo gravado pelos mesmos para ser apresentado em um seminário de Estágio. Pode-se constatar que os acadêmicos sentem-se inseguros para exercer a profissão e sentem dificuldades na realização da transposição didática, que a teoria do decorrer do curso, em seus pontos de vista, não é suficiente para tal e por essa razão acham que precisam melhorar apontando como solução a pesquisa constante. Sobre o estágio, o apontam como um divisor de água, pois a partir de sua realização puderam ter certeza de que realmente queriam ser professor.