Este trabalho discute a construção da identidade profissional dos professores e a identidade institucional da Faculdade Piauiense em Parnaíba, quanto à construção e execução do projeto pedagógico dos cursos abordados nesta pesquisa. A questão central é: como o projeto político-pedagógico influencia na profissionalização e construção da identidade coletiva de professores e da instituição de ensino superior? Aplicamos questionários a professores e coordenadores de cursos de ensino superior, tendo como objetivo geral: investigar como o projeto político-pedagógico influencia na profissionalização e construção da identidade coletiva de professores e da IES. E como objetivos específicos: compreender a influência dos gestores no envolvimento dos professores na construção e desenvolvimento do projeto político-pedagógico; identificar como é feita a mediação entre o planejado no projeto político-pedagógico e sua construção na prática, evidenciando o real e o que a instituição pretende alcançar; e analisar sobre a possível colaboração do projeto político-pedagógico na construção coletiva da identidade do professor e da instituição. Para fundamentar a pesquisa nos baseamos em Veiga (2007), Gil (2006), Vasconcellos (2004), Masetto (2003), Pimenta (2002), dentre outros pesquisadores. O PPP é analisado como um instrumento teórico-metodológico para efetivação do que a instituição deseja no campo do ensino e da aprendizagem, traçando metas e ações coletivas a serem executadas ao longo de um período. Neste caminho a ação mediadora dos coordenadores de curso para efetivação da proposta educacional é fundamental. O projeto é o espelho da identidade da instituição e dos professores, porque retrata a realidade e as necessidades de mudança.