, Franciscosandroformigapereira et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21240>. Acesso em: 29/12/2024 00:08
Este trabalho visa obter a concepção dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, localizada em São João do Rio do Peixe - PB, com relação ao entendimento destes sobre a educação ambiental, voltada para o uso racional da água. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão, tomando como aportes teóricos, ONU (2006), Boccato (2006), Lucatto & Talamoni (2007), Sorrentino et al (2005), entre outros. Em seguida aplicou-se uma entrevista semiestruturada para coleta de dados, com objetivo de caracterizar os principais conceitos e diagnosticar os índices de percepções dos alunos sobre a escassez de água. Os resultados aferidos demonstram que apesar da falta de conhecimento mais aprofundado por parte do alunado sobre o tema abordado, eles conseguiram apontar os pontos de desperdício existentes no ambiente o qual estão inseridos. Desta forma, a partir da problemática enfrentada, faz-se necessário uma política de conscientização no ambiente escolar, contribuindo efetivamente como ferramenta didática na educação ambiental, evidenciando o uso racional deste recurso hídrico.