FILHO, José Ricardo De Andrade. Letramento digital: o vlog na sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21342>. Acesso em: 29/12/2024 00:21
Na transição do século passado para o atual, grandes transformações sociais puderam ser observadas, principalmente ao analisarmos a relação do indivíduo com as novas tecnologias e, principalmente, com a internet. E, paralelo à internet, tivemos o processo de digitalização, modificando ainda mais as relações sociais, através de aparelhos eletrônicos de filmagem de baixo custo, programas de edição eficientes e de fácil utilização. A partir dessa realidade, grandes plataformas surgiram na rede, dentre elas o YouTube, que vem apresentando novas possibilidades de comunicação no mundo contemporâneo, dentre elas os vlogs, uns encontrados nessa plataforma. Interessante percebermos, diante desse contexto, que todas as transformações sociais recentes estão, indubitavelmente, ligadas às novas formas de se aprender, uma vez que os indivíduos começam a buscar outras fontes de informação e conhecimento. Além disso, A sociedade contemporânea está vivendo um tempo cultural que se abre a valores universais que são compartilhados ao mesmo tempo em diferentes partes do mundo, principalmente com os avanços na internet, e nesse sentido, é importante refletirmos sobre esses valores. Nesse sentido, buscamos, com este trabalho, reconhecer o vlog como uma ferramenta utilizada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, apresentar a análise da aplicabilidade do vlog no processo de letramento desses alunos na sala de aula, como também analisamos os impactos educacionais que a leitura do conteúdo desses vídeos pode causar na formação ética do cidadão contemporâneo, isso porque, a partir da leitura, teremos, em alguns casos, a formação de opinião, e, consequentemente, a construção dos valores do indivíduo, e esses valores podem nortear as suas ações, sejam elas éticas ou antiéticas.