Este texto objetiva descrever uma experiência de enredo sobre a temática água, construído por meio de uma história em quadrinhos (HQ). Essa experiência foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de Ensino Fundamental (6º ao 8º ano), em Garanhuns-PE, da qual participaram 30 alunos na disciplina de geografia, de faixa etária entre 12 a 14 anos. Os alunos da escola usaram três personagens no enredo, sendo: um índio e duas meninas (branca e negra). Um dos alunos participantes foi responsável pela construção dos desenhos, sendo esse em condições de autismo, e os/as demais colegas contribuíram na construção e apresentação da história, tendo-se como enredo o desperdício de água e com foco na higiene pessoal. No imaginário do autista, era um índio que estava a se barbear e desperdiçando água. As duas meninas, preocupadas com o meio ambiente, explicavam sobre a importância, uso adequado, valores dado à água, bem como da proteção. No enredo, o índio acata a orientação das meninas e ainda diz que é a primeira vez que faz a barba. Nos desenhos, fica explícito o desperdício da água nas práticas cotidianas e a necessidade do cuidado, com os gestos básicos de fechar a torneira em suas atividades. A história em quadrinhos permitiu a compreensão da importância desse gênero narrativo para os saberes advindos das experiências.