LIMA, Mércia Silva De et al.. O esino de artes no vale do mamanguape. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21580>. Acesso em: 27/12/2024 02:05
O presente trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e a experiência desenvolvida no projeto de extensão PROLICEN (Programa de Formação Continuada para Professores do Ensino Básico.), sobre o tema “O Ensino de Artes na Educação Infantil”. Como ampliação para a formação continuada dos docentes, foi proposto um campo de ações teóricas e práticas sobre o ensino de artes e sua relação com a educação, dando suporte epistemológico a respeito das artes no processo educativo e de preservação cultural. O ensino de artes na educação infantil é de fundamental importância no processo de formação do educando. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Prolicen na formação continuada dos professores. Com isto, foram desenvolvidas algumas estratégias para levar aos educadores da rede publica atividades do ensino de artes na educação infantil, mostrando a importância em desenvolver os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais. O referido projeto propôs aos docentes da rede pública de ensino (Mamanguape. Rio Tinto e Itapororoca) a perspectiva de um olhar atento ao campo pedagógico, proporcionando a importância das artes e o uso de novas metodologias, utilizando a criação, a experimentação e a contextualização. As leituras, as produções de objetos artísticos, as reflexões e a contextualização durante as Oficinas, ampliaram a visão e a perspectiva dos professores de algumas escolas, das referidas cidades, ao levarem para a sua prática em sala de aula, um ensino mais bem fundamentado e contextualizado no campo das artes.