CALADO, Ednara Félix Nunes. O lúdico na formação dos jovens e adultos. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21634>. Acesso em: 28/12/2024 10:20
A pesquisa tem como análise de estudos as práticas lúdicas em turmas de EJA I fase, como ocorre o trabalho destas práticas, a aceitação do lúdico por parte dos alunos. A realização de atividades lúdicas é defendida por muitos autores como sendo facilitadora da aprendizagem, além de um grande aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico. O objetivo de nosso trabalho foi investigar a perspectiva de professores da modalidade de ensino sobre o uso de atividades lúdicas no contexto da aula, observando a aceitação e quais contribuições advindas desta metodologia de trabalho. A pesquisa é qualitativa onde temos um maior entendimento e absorção da temática trabalhada. No trabalho são analisadas as contribuições das atividades lúdicas, com o apoio do referencial teórico, tendo como base empírica as observações da turma, entrevista semiestruturadas realizadas com 03 professores. Os resultados mostram que o uso destas práticas se tornou como mecanismo favorável para o ensino e aprendizagem dos alunos, os jogos tiveram uma aceitação proveitosa e assimilação precisa.