MEDEIROS, Jucimara Lisboa. O uso da tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21756>. Acesso em: 29/12/2024 00:21
Este artigo reflete sobre o uso da tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Considerando que a escola é mais tradicional que inovadora, que os saberes tecnológicos movimentam a sociedade e se constituem em fator primordial no moderno processo de ensinoaprendizagem de escolas públicas e particulares do país, formando novos valores e auxiliando as pessoas no seu desenvolvimento sócioeducacional, investigando até que ponto a tecnologia está presente no ensino brasileiro, destacando-se, neste estudo, uma amostra do ensino em Salvador. Os adventos tecnológicos guiam a sociedade atual, sendo a internet e o computador ferramentas fundamentais na produção e constituição de informações em diversas áreas do conhecimento. Em virtude disso, as situações didáticas devem comportar as novas formas de linguagem que foram construídas a partir do desenvolvimento tecnológico que mudou, de forma significativa, a forma de as pessoas se relacionarem no seu meio social e com o mundo. Sendo a escola a instituição mediadora de conhecimentos, de consciência crítica e de inclusão social, é necessário que ela esteja preparada para lidar com essa realidade do mundo atual.