FIGUEIREDO, José Wnilson. Por uma pedagogia da convivialidade. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21982>. Acesso em: 28/12/2024 11:36
RESUMO: O presente artigo comunica argumentos em favor de uma proposição de uma educação voltada à convivialidade entre os seres humanos, bem como entre estes e a natureza. Para tanto, nos apoiamos na racionalidade sustentada na solidariedade, na comunhão, na cooperação e no diálogo entre as pessoas em contraposição à racionalidade técnica instrumental, a qual é fundada no individualismo, na competitividade e na busca incessante do dinheiro em detrimento da valorização da pessoa como um ser aberto ao outro e ao mundo. Nesse sentido, o referido artigo aborda os pressupostos e os caminhos a serem seguidos para a implementação de uma Pedagogia da convivialidade no mundo das escolas e em outros espaços sociais da vida. Para tanto, inicialmente é descrito um retrato do passado da história da humanidade com vistas a esclarecer os problemas advindos das relações existentes entre os indivíduos ao longo dessa história. Em seguida, a partir da denúncia desses problemas que afligem à humanidade, são apontados possíveis caminhos para à implementação de projetos políticos e pedagógicos com base em uma racionalidade forjada no entendimento e na reciprocidade entre os sujeitos. Por último, na conclusão desse artigo, conclui-se que é possível de se construir uma sociedade convivial por meio de trabalhos pautados por ações sociais, que entrelacem a vivência teórica e prática de educandos e educadoras, sustentadas pela esperança utópica da (re)construção de um mundo mais humano e solidário. Mundo este que será edificado a partir de um ideário engendrado pela presença do fortalecimento de elos comunitários, os quais são constituídos pelos valores que fundam à convivialidade: a cooperação, a solidariedade e o amor. Palavras – chave: solidariedade; cooperação; pedagogia da convivialidade.