A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas.