SANTOS, Renato Ferreira Dos. Prática pedagógica: professor e aluno em cena (em sala). Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21997>. Acesso em: 28/12/2024 09:11
Este trabalho apresenta os resultados e discussão sobre práticas pedagógicas através da investigação por questionários e entrevistas com professores e alunos de um curso de formação, levado à questão problema “o que é ser um bom professor?”. Buscou-se primeiramente apresentar o resultado da investigação bibliográfica e de fundamentação teórica para efetuar discussões que fossem capazes de serem traduzidas em diretrizes de aperfeiçoamento dessa questão, destacando temas como relacionamento professor-aluno, aspectos sócios emocionais, disciplina no contexto em sala de aula e o perfil do professor. Apresentada como sendo uma pesquisa ao mesmo tempo do tipo metodológico, político e prático; pela forma de coleta de dados, pela capacidade de produzir mudanças e pelas respostas às carências existentes no ensino de formação de professores. E, depois, apresentar os resultados demandados nos questionários aplicados a 70 alunos distribuídos em três turmas de um curso de formação de professores que deveriam atuar no ensino fundamental na cidade de Valparaíso de Goiás, Brasil, ocorrido no ano letivo de 2015, os quais, prestando-se como objeto de estudo da pesquisa, contribuíram para se estabelecer aqui os dados quantitativos: quando 70% dos professores afirmaram está centrado na tendência liberal, mas a prática é a tradicional; 20% afirmaram está centrado na tendência liberal, sendo confirmada sua prática pedagógica; e 10% afirmaram que a prática pedagógica confirma uma vivência da tendência plenamente tradicional. Quanto aos alunos, destes, 60% afirmaram que os professores continuam com uma pedagogia tradicional; 25% afirmaram que os professores resistem às mudanças da prática pedagógica; e 15% afirmaram que houve mudança na prática pedagógica. Ademais, as entrevistas foram importantes para a coleta de informações qualitativas que subsidiaram as conclusões e afirmações apresentadas pelos pesquisadores, e que, por reflexões, sua contribuição ao debate deste tema. Assim, como respostas à questão problema da pesquisa, o que se percebeu foi que a questão da consciência no processo de educação parece está ausente nos que são responsáveis pela prática do fazer educação. A realidade mostrou que a visão de autoridade docente, em que o professor recebe obediência por ato de imposição, sucumbe o aluno, e castra nele qualquer possibilidade de criar os próprios caminhos na aprendizagem. Daí a necessidade dos alunos participarem do processo de planejamento da aprendizagem, caso contrário, esta lhe será praticamente nula.