BARROSO, Maria Auxilene Venancio. Práticas de avaliação psicopedagógica no nape. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21999>. Acesso em: 29/12/2024 00:06
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – (NAPE) com os aprendentes dos 6º e 7º anos em uma Escola Pública Estadual de Fortaleza. Tal proposta originou-se devido à necessidade de intervenção junto a um grupo de estudantes com desempenho acadêmico abaixo da média. Além disso, são apontados como “indisciplinados”. A demanda psicopedagógica emerge do contexto educacional através dos professores e gestão da escola. No primeiro momento, objetiva coletar e analisar as informações dos estudantes para posteriormente tomar decisões que promovam mudanças na situação colocada. O embasamento teórico para dar sustentação ao trabalho e responder as questões relativas à avaliação, são baseados nos estudos de Sánchez-Cano (2008), Coll (2004), Fonseca (1995), Fernández (1991), dentre outros. A metodologia utilizada foi pautada na escuta psicopedagógica, visando chegar às possíveis hipóteses acerca das dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, a abordagem parte de uma perspectiva global de avaliação que considera os contextos: familiar, social e especializado. Realizou-se uma entrevista com três educandos com um olhar na dinâmica de sala de aula e familiar, a fim de observar como se geraram as dificuldades de aprendizagem. Verificou-se que o maior desafio em torno das dificuldades dos aprendizes tem sido o tipo de avaliação aplicada nas escolas, pois não considera as múltiplas habilidades dos estudantes.