, Elizângelaferreiradasilva. Práticas pedagógicas, linguagem e surdez. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22015>. Acesso em: 28/12/2024 23:47
O trabalho em questão envolve o debate sobre a complexidade dos processos de letramento e de alfabetização desenvolvidos e construídos na prática pedagógica de professores surdos com alunos surdos, que transitam cotidianamente em sua prática docente sobre os caminhos do ensino da Língua Portuguesa e do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O universo em que desenvolvemos este trabalho é a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência da Paraíba (FUNAD), com a colaboração de cinco professoras do quadro efetivo da Instituição. Isso nos oferece uma riquíssima oportunidade de entendermos como a criança surda é incorporada tanto na língua materna como na língua de sinais, bem como no processo de letramento que é conduzido por professores igualmente surdos. Desse modo, acreditamos na importância de compreender as práticas pedagógicas, bem como a prática docente no universo da surdez, intermediadas pelo ensino de Libras.