VALDEVINO, Felippe Gonçalves. Revisão de literatura sobre o prêmio escola nota dez. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22223>. Acesso em: 28/12/2024 12:47
O artigo presenta os primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento. Tem como objeto de estudo o Prêmio Escola Nota Dez, uma política educacional criada em 2009 pelo governo do Estado do Ceará que incentiva a melhoria dos índices de desempenho escolar das escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Este iniciativa é compreendida no contexto de reformas educacionais implementadas no Brasil desde os anos 1990, inspiradas na ideologia neoliberal e orientadas por organismos internacionais. Com base no referencial utilizado acredita-se que propostas deste tipo podem causar vários riscos à educação pública como o estreitamento curricular, a pressão sobre o desempenho, o foco na preparação para os testes, a precarização da formação do professor e sua destruição moral, entre outros. O objetivo do trabalho é analisar a produção científica sobre o tema, identificando no seu conteúdo as lacunas e sugestões que contribuam para o avanço na produção do conhecimento sobre os efeitos desta política na ação docente e na avaliação da aprendizagem nas escolas premiadas e apoiadas. A metodologia apresenta os estágios realizados durante a revisão de literatura, da seleção à análise e interpretação dos textos. São analisados três trabalhos que abordam especificamente sobre o tema, dois artigos e uma dissertação, que propiciaram uma melhor visualização sobre o problema da pesquisa que será desenvolvida ao longo do mestrado, bem como apontaram sugestões para a continuidade do estudo. Na análise e interpretação foram considerados os seguintes aspectos, a metodologia empregada, o referencial teórico, a organização interna do trabalho e as conclusões a partir dos dados coletados. Os resultados revelaram que a produção existente não apresenta uma orientação teórica homogênea e aponta para a necessidade de realização de novas pesquisas, com perspectiva crítica e abordagem qualitativa, que analisem as mudanças provocadas por esta política de responsabilização na organização do trabalho das escolas.