A docência que o professor realiza para efetivar seu ofício de ensinar caracteriza-se como um atividade complexa, portanto, exigente, envolvendo o professor em sua totalidade, em especial os que atuam no Ensino Superior. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, descrever as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam no ensino superior, no que concerne aos saberes, práticas e aprendizagens que constituem a professoralidade no exercício da docência superior. Este estudo desenvolve-se por meio da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, viabilizada pelo método autobiográfico. Emprega-se como instrumento de registro dos dados narrativos, o memorial de formação, no qual os dados são organizados e analisados conforme Bardin (2011). O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan, Austria e Lenz (2010), Nóvoa (1992, 2000), Tardif (2002), dentre outros. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior sente a ausência de um suporte didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional.