JESUS, Flavio Pereira De. Utilização de modelo didático no ensino de ciências. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22419>. Acesso em: 29/12/2024 00:42
O presente trabalho propõe, com a construção de um modelo didático, a abordagem diferenciada de conteúdos que integram o Currículo Básico das Escolas Estaduais do Espírito Santo e os temas transversais que permeiam este currículo. Além da contextualização dos assuntos trabalhados nas disciplinas de Matemática, Física, Biologia e Química, a elaboração e a montagem do modelo favorecem o desenvolvimento no estudante de competências e habilidades exigidas atualmente pelo mercado de trabalho e pelas avaliações estaduais (no caso do Espírito Santo pode-se citar o Programa de Avaliação da Educação Básica - Paebes) e nacionais (como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), ao mesmo tempo em que motiva e desperta a atenção do estudante, desenvolve a iniciativa pessoal e a autonomia para a tomada de decisões, favorece a criatividade, a capacidade de observação e o registro de informações, estimula a pesquisa científica e o aprendizado de conceitos científicos, privilegia a detecção de erros conceituais e valoriza o trabalho em equipe e o incremento do processo educativo pautado em valores éticos e emancipadores. Estimulado pelo conhecimento acerca da principal atividade econômica do Município de São Mateus (ES), um grupo de estudantes do Ensino Médio projetou e construiu, utilizando material reaproveitado, um modelo de estação de exploração e distribuição de petróleo. O modelo demonstrou grande eficiência na instrumentalização de teorias, com baixo custo, despertou de forma lúdica o interesse pelas matrizes curriculares e provocou no grupo envolvido o sentimento de satisfação por contribuir para a aprendizagem de outros estudantes, representando interessante sugestão para as demais escolas sediadas no Município e no Estado.