UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22427 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2342 "inscrito_id" => 4007 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”" "resumo" => "Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE QUÍMICA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4007_16082016174157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS VITÓRIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22427 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2342 "inscrito_id" => 4007 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”" "resumo" => "Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE QUÍMICA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4007_16082016174157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS VITÓRIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }