WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO DINAMIZADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22455 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO DINAMIZADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A sociedade atual vivencia amplo processo de transformação no que diz respeito à intensificação do acesso à comunicação e informação. As tecnologias da informação e comunicação estão provocando mudanças na vida das pessoas e a educação também passa por transformações quanto às relações de ensino. A internet mostra-se importante na comunicação entre jovens e, através dela, surgem possibilidades que auxiliam o desenvolvimento de produções discentes colaborando com o sucesso de processos educacionais. Nesse cenário, WebQuests vem despontando como aliadas nos processos de ensino-aprendizagem, pois procuram mudar a forma descritiva e compartimentalizada de como o ensino de ciências ainda é ministrado. A educação ambiental como tema transversal do ensino de ciências, em especial, busca que alunos tornem-se integrantes e causadores das transformações ambientais. Este trabalho, teve por objetivo utilizar a ferramenta WebQuest como metodologia para trabalhar um problema real e atual relacionado à educação ambiental junto a estudantes do terceiro ano de ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias, localizado no Rio de Janeiro. Através de uma WebQuest, construída pela docente autora do presente trabalho, lançou-se aos discentes o desafio de elaborar projetos de remediação ambiental relativos ao lixão de Gramacho. Como resultado, os alunos se envolveram com a atividade mostrando-se motivados. O protagonismo discente revelou certa dificuldade em encontrar fontes confiáveis na internet, mas a atividade foi considerada positiva com aprendizagem significativa. Ao fim da tarefa os alunos disponibilizaram e compartilharam seus projetos finais na plataforma youtube atuando como agentes difusores de conhecimento na divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID781_19042016124311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA" "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22455 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO DINAMIZADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A sociedade atual vivencia amplo processo de transformação no que diz respeito à intensificação do acesso à comunicação e informação. As tecnologias da informação e comunicação estão provocando mudanças na vida das pessoas e a educação também passa por transformações quanto às relações de ensino. A internet mostra-se importante na comunicação entre jovens e, através dela, surgem possibilidades que auxiliam o desenvolvimento de produções discentes colaborando com o sucesso de processos educacionais. Nesse cenário, WebQuests vem despontando como aliadas nos processos de ensino-aprendizagem, pois procuram mudar a forma descritiva e compartimentalizada de como o ensino de ciências ainda é ministrado. A educação ambiental como tema transversal do ensino de ciências, em especial, busca que alunos tornem-se integrantes e causadores das transformações ambientais. Este trabalho, teve por objetivo utilizar a ferramenta WebQuest como metodologia para trabalhar um problema real e atual relacionado à educação ambiental junto a estudantes do terceiro ano de ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias, localizado no Rio de Janeiro. Através de uma WebQuest, construída pela docente autora do presente trabalho, lançou-se aos discentes o desafio de elaborar projetos de remediação ambiental relativos ao lixão de Gramacho. Como resultado, os alunos se envolveram com a atividade mostrando-se motivados. O protagonismo discente revelou certa dificuldade em encontrar fontes confiáveis na internet, mas a atividade foi considerada positiva com aprendizagem significativa. Ao fim da tarefa os alunos disponibilizaram e compartilharam seus projetos finais na plataforma youtube atuando como agentes difusores de conhecimento na divulgação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID781_19042016124311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA" "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }