JUNIOR, Renê Marcelino Da Silva. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22466>. Acesso em: 29/12/2024 00:14
Resumo: Investigamos as Representações Sociais (RS) do Candomblé entre estudantes de uma escola pública de Recife. Partimos da necessidade de compreender como estes alunos simbolizam tal religião, para que os profissionais de educação planejem estratégias didáticas para construção de conhecimentos sobre o Candomblé demarcando suas contribuições para a formação cultural brasileira, desconstruindo noções preconceituosas, intolerantes, etnocêntricas e contribuindo para implementação efetiva da lei 10639/03. Verificamos que a religiosidade afro-brasileira aparece silenciada na escola, a RS do candomblé centra-se na ênfase dos elementos rituais usados nesta prática religiosa, mas ancora-se no discurso judaico-cristão para sua negativação,estes resultados levantam implicações para adoção de uma perspectiva multicultural na educação.