A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES E AVALIAÇÕES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO
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Para isso, os bolsistas partiram de leituras e discussões propostas dentro das reuniões semanais do projeto. Nesse trabalho, discutiremos a concepção de adequação curricular que adotamos e trazemos exemplos das avaliações e atividades desenvolvidas no subprojeto Letras-inglês para exemplificar alguns dos princípios que orientaram o processo de adequação, entre os quais destacamos: a contextualização da aprendizagem para os alunos, a clareza e objetividade dos enunciados e das instruções, o uso de textos multimodais, a gradação de dificuldade nas tarefas, a variedade de atividades no que tange aos aspectos sensoriais, a valorização dos processos interacionais, a vinculação dos temas e das atividades à vida cotidiana do aluno, a atenção a aspectos culturais. Essa pesquisa se apoia em documentos oficiais e em autores que advogam em favor das adaptações como forma de inclusão dentro do processo educacional como um todo permitindo que o conhecimento esteja acessível a todos os alunos e que contemple-os individualmente de acordo com as necessidades educacionais de cada um." 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