COSTA, Magnólia Maria Oliveira et al.. A relação do pedagogo com a pedagogia social. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22639>. Acesso em: 24/11/2024 22:00
RESUMO O presente artigo intitulado “A relação do Pedagogo com a Pedagogia Social”, tem como proposito apresentar a pedagogia social, desta forma objetiva demonstrar a contribuição da mesma para a evolução consciente do cidadão humanizado. A Pedagogia Social apresenta-se como uma área de conhecimento das Ciências da Educação e constitui a base teórica para as práticas de Educação Popular, Educação Sociocomunitária e Práticas de Educação não escolares. Seu campo de trabalho é a Educação Social que se faz ao longo de toda a vida em diferentes espaços e relações sociais que envolvem a escola e a família representam um entrave no que se refere à formação e o desenvolvimento humano. A pesquisa bibliográfica e documental constitui o processo metodológico deste trabalho. O estudo possibilitou ainda entender que a prática do educador social pode construir atitudes relevantes centradas no ser humano. Compreende-se também que os procedimentos e intervenções desenvolvidas por esses profissionais têm a finalidade de modificar a realidade tornando o cidadão incluído na escola como também na sociedade, contribuindo para que se apropriem de condições necessárias para à solução de problemas educacionais e sociais apontados, de forma a integrá-lo a participar conscientemente e criticamente das transformações políticas, econômicas e sociais de forma humanizada. O estudo permitiu ainda, ter maior compreensão das áreas de atuação de um pedagogo, e como se configuram de forma, percebeu-se que a ação pedagógica, proposta nas Diretrizes, procura contemplar e atender a toda diversidade de práticas educativas, e que no campo não escolar os profissionais se distinguem.