AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OS SENTIDOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS REALIZADAS PELA ACACE EM CARUARU- PE
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Esta pesquisa aproxima-se da abordagem qualitativa (GIL, 2007) e se aproxima da perspectiva do Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). O estudo aqui apresentado demostra que as práticas educativas contribuem no processo de inclusão das pessoas com deficiência, bem no desenvolvimento da autonomia. Assim, os dados apontam que organizações e/ou associações que busquem desenvolver suas práticas, pautadas nessa concepção, reconhecendo as pessoas cegas e com baixa-visão como sujeitos capazes de serem autônomas, têm contribuído de forma significativa, na luta dos movimentos sociais em prol a garantia da inclusão desses sujeitos. Desse modo, entendemos que a Inclusão Social é um processo que necessita ser construída coletivamente e nossas ações como sociedade devem ser analisadas, visando possibilitar condições para que todos os sujeitos, independente as suas limitações exerçam sua autonomia." 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