EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA O BEM-ESTAR ANIMAL E A IMPLEMENTAÇÃO DESTA TEMÁTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA.
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Esta metodologia educacional tem como objetivo desenvolver nos alunos, quando se trata de educação formal, e nos indivíduos de uma forma ampla, quando se trata de educação informal, várias competências, como: desenvolver a sensibilidade para com todas as formas de vida, respeitando e tolerando as diferenças; estimular os indivíduos a terem mais compaixão e a aprenderem a viver com mais respeito por todos; promover oportunidades para os indivíduos desenvolverem um sentimento de admiração, responsabilidade e dever de cuidar do mundo natural e seu meio ambiente; contribuir para o desenvolvimento de atitudes e pensamento crítico dos indivíduos. Frente ao vínculo cada vez maior que os homens estabeleceram com os animais de companhia, frente à superpopulação de animais domésticos errantes, ao aumento de maus-tratos aos animais e ao aumento da transmissão das zoonoses nos nossos centros urbanos, pensa-se na educação humanitária em bem-estar animal, como metodologia educacional na construção de valores e crenças positivas para com os animais e para com a sociedade e meio ambiente como um todo. A educação humanitária em bem-estar animal não trata somente sobre cuidados com os animais, mas também ensina sobre os animais em termos de senciência, emoções e inteligência, bem como, ensina aos indivíduos a terem empatia e a sentirem como os animais sentem, fazendo com que todo este processo de empatia criado tenha subprodutos positivos em toda a sociedade, pois o cuidado e a compaixão estendem-se as pessoas e ao meio ambiente. 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A implementação destas ações de educação humanitária culminaram em um maior interesse sobre a temática em nosso município. Estas ações devem ser continuadas, principalmente, no que se refere à capacitação dos professores na temática de bem-estar animal, de forma que a mesma possa ser implementada no currículo escolar, como preconiza a Lei Municipal nº 6.050 aprovada em 2015 no Plano Municipal de Educação." 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