EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22891 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA" "resumo" => "A educação brasileira tem, ao longo de sua história, seguindo uma trajetória de exclusão social, visualizadas através dos índices elevados de adultos analfabetos desde o Brasil Colônia e avança cronologicamente até os dias atuais. Nesse trajeto observamos campanhas, movimentos, programas que tem por objetivo instruir jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso e permanência na educação regular por vários motivos e que procuram depois de adultos aprender a ler e escrever. O objetivo deste texto é apresentar aspectos dessa trajetória histórica apontando campanhas, programas e movimentos que buscam incluir os excluídos do processo educativo. Entendemos esses movimentos enquanto processo formativo que busca incluir os jovens e adultos analfabetos no sistema escolar e assim, inserir-se na sociedade com menos discriminação e preconceitos atribuídos a sua condição de cidadão não escolarizado e que, muitas vezes, envergonha o pais e são taxados de improdutivos. Condição essa imposta pelo sistema social, econômico e político que expulsa o estudante da escola ao invés de inclui-lo no processo educativo e alcançar novos horizontes dada à condição de alfabetizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID1820_13102016194843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALDECY LIMA" "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com" "autor_ies" => "UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22891 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 1820 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA" "resumo" => "A educação brasileira tem, ao longo de sua história, seguindo uma trajetória de exclusão social, visualizadas através dos índices elevados de adultos analfabetos desde o Brasil Colônia e avança cronologicamente até os dias atuais. Nesse trajeto observamos campanhas, movimentos, programas que tem por objetivo instruir jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso e permanência na educação regular por vários motivos e que procuram depois de adultos aprender a ler e escrever. O objetivo deste texto é apresentar aspectos dessa trajetória histórica apontando campanhas, programas e movimentos que buscam incluir os excluídos do processo educativo. Entendemos esses movimentos enquanto processo formativo que busca incluir os jovens e adultos analfabetos no sistema escolar e assim, inserir-se na sociedade com menos discriminação e preconceitos atribuídos a sua condição de cidadão não escolarizado e que, muitas vezes, envergonha o pais e são taxados de improdutivos. Condição essa imposta pelo sistema social, econômico e político que expulsa o estudante da escola ao invés de inclui-lo no processo educativo e alcançar novos horizontes dada à condição de alfabetizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID1820_13102016194843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALDECY LIMA" "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com" "autor_ies" => "UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }