SILVA, Shirlley De Souza et al.. Inclusão digital do idoso: de casa para o mundo. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23001>. Acesso em: 25/11/2024 01:01
: No Brasil, como em todo mundo a população idosa vem crescendo aceleradamente com tendência de aumento nas próximas décadas. Para o ano de 2025 estima-se atingir um total de trinta milhões de idosos, o que deverá acarretar mudanças estruturais mais rápidas e profundas do que as ocorridas em países desenvolvidos. Este público passou a participar de forma mais ativa no meio social. A população de idosos vem crescendo no mundo e com esse crescimento também é preciso considerar os vários aspectos envolvidos nesta temática, como a permanência dos idosos no mercado de trabalho e o que isso significa na vida dessa população. A tecnologia está presente em todos os lugares, logo esses idosos precisam se adequar ao sistema para poder permanecer no mercado de trabalho. O computador está presente direta e indiretamente no cotidiano das pessoas no contexto atual, seja como instrumento de trabalho, lazer ou de armazenamento e fornecimento de dados por meio da internet, assim a tecnologia tem passado a fazer parte da vida de muitos idosos em vários contextos. Trata-se de um relato de experiência no qual evidencia a vivência em extensão sobre a inclusão digital de idosos por acadêmicas do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati). O projeto surgiu na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL em 2006, como projeto de extensão, e já formou dez turmas e proporcionando aos participantes uma oportunidade de se socializar e também de adquirir novos conhecimentos na área da saúde, da tecnologia e das artes, estimulando a qualidade de vida e a capacitação dos alunos da terceira idade. A oficina de informática básica, acontece, uma vez por semana, com duração de duas horas, ao longo do período letivo da universidade, e tem como foco desenvolver noções básicas de utilização do computador e a utilização das redes sociais. A capacidade de manipular as novas ferramentas tecnológicas não é tão comum nem tão fácil para as pessoas com idade avançada, como observados nos jovens, entretanto, existe entre os idosos uma predisposição para o aprendizado que os leva a superar as dificuldades com que se deparam ao longo do processo. Durante as oficinas é respeitado as particularidades e necessidades do aluno no contexto didático, sendo possível observar peculiaridades como: superação do medo em relação ao computador; melhora da coordenação motora e das habilidades visuo-construtivas no uso do mouse; maior familiarização com as partes do computador; aprendizado do ato de ligar e desligar e da área de trabalho; maior autonomia e segurança, dentre outros. Apesar da ampliação ao acesso da tecnologia, ainda é preciso que haja uma extensão dessas vivencias para essa população, apesar de seus familiares possuírem acesso à tecnologia nem sempre esta é ofertada aos idosos. Os motivos para a falta dessa experiência são variados, pode ser a inexistência da oferta pelos familiares, a falta de paciência ou tempo para os ensinar, ou até mesmo a falta de interesse do idoso no momento da oferta.