INCLUSÃO EDUCACIONAL E A PRÁTICA DE ENSINO NO ÂMBITO DO AEE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23015 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 3325 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL E A PRÁTICA DE ENSINO NO ÂMBITO DO AEE" "resumo" => "O presente estudo objetiva realizar de forma sucinta uma reflexão a respeito dos aspectos que fundamentam o processo da inclusão social e educacional, visando relatar experiências exitosas realizadas na sala de AEE-Atendimento Educacional Especializado, na rede regular de ensino da Cidade de Jequiá da Praia-AL. Apresentando relatos de boas práticas de ensino que deram certo no âmbito do AEE, tendo em vista a demanda e o desejo da escola em proporcionar uma educação com condições de acesso e qualidade. A ideia de adequar uma sala, adaptações para o mobiliário, equipamentos, adaptações de jogos e atividades pedagógicas foram sendo estabelecidas, além de propor recursos a serem desenvolvidos junto com as crianças estabelecendo assim uma proposta de ensino-aprendizagem. Bem como o papel fundamental do educador em buscar capacitação para atender a demanda, com isso corresponder às propostas de adaptações e o novo contexto a ser inserido na escola, sendo o educador agente transformador de fundamental importância, responsável não só em dinamizar o ambiente, como também propor novas perspectivas de aprendizagem, a sala de recurso e suas funcionalidades. Em resumo cabe ao professor do AEE realizar uma avaliação das necessidades e potencialidades dos alunos atendidos, assim foi elaborado um plano de AEE para uma aluna com síndrome de Down, nesse plano contem propostas de atividades lúdicas e significativas que implementam o uso de tecnologia assistiva de baixo custo, e que desperte o interesse da aluna para compreender determinados assuntos de forma sucinta através de jogos adaptados. Aqui estarão relatos de boas práticas de ensino, pensadas para proporcionar condições de aprendizagem e valorizando as diversas formas de aprender, mas que somente a partir da compreensão das necessidades presentes, podemos nos colocar diante do novo compromisso que vem sendo assumido, para a garantia do acesso e qualidade no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ATIVIDADES LÚDICAS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3325_23102016185626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELINE MAYRA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "KELINE MAYRA " "autor_email" => "kelinemayra1@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. NELSON SIMÕES COSTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23015 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 3325 "titulo" => "INCLUSÃO EDUCACIONAL E A PRÁTICA DE ENSINO NO ÂMBITO DO AEE" "resumo" => "O presente estudo objetiva realizar de forma sucinta uma reflexão a respeito dos aspectos que fundamentam o processo da inclusão social e educacional, visando relatar experiências exitosas realizadas na sala de AEE-Atendimento Educacional Especializado, na rede regular de ensino da Cidade de Jequiá da Praia-AL. Apresentando relatos de boas práticas de ensino que deram certo no âmbito do AEE, tendo em vista a demanda e o desejo da escola em proporcionar uma educação com condições de acesso e qualidade. A ideia de adequar uma sala, adaptações para o mobiliário, equipamentos, adaptações de jogos e atividades pedagógicas foram sendo estabelecidas, além de propor recursos a serem desenvolvidos junto com as crianças estabelecendo assim uma proposta de ensino-aprendizagem. Bem como o papel fundamental do educador em buscar capacitação para atender a demanda, com isso corresponder às propostas de adaptações e o novo contexto a ser inserido na escola, sendo o educador agente transformador de fundamental importância, responsável não só em dinamizar o ambiente, como também propor novas perspectivas de aprendizagem, a sala de recurso e suas funcionalidades. Em resumo cabe ao professor do AEE realizar uma avaliação das necessidades e potencialidades dos alunos atendidos, assim foi elaborado um plano de AEE para uma aluna com síndrome de Down, nesse plano contem propostas de atividades lúdicas e significativas que implementam o uso de tecnologia assistiva de baixo custo, e que desperte o interesse da aluna para compreender determinados assuntos de forma sucinta através de jogos adaptados. Aqui estarão relatos de boas práticas de ensino, pensadas para proporcionar condições de aprendizagem e valorizando as diversas formas de aprender, mas que somente a partir da compreensão das necessidades presentes, podemos nos colocar diante do novo compromisso que vem sendo assumido, para a garantia do acesso e qualidade no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ATIVIDADES LÚDICAS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID3325_23102016185626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELINE MAYRA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "KELINE MAYRA " "autor_email" => "kelinemayra1@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. NELSON SIMÕES COSTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }