LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL: A LEITURA EM REDE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23050 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1044 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL: A LEITURA EM REDE" "resumo" => "A leitura em tempos de tecnologias é uma temática muito discutida, mas ainda precisa de um olhar atencioso, principalmente no que se refere ao texto literário no contexto digital. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado Posle- UFCG em 2012. Essa pesquisa também refletiu sobre os vários olhares sobre o letramento, em especial: letramento literário e digital. Como proposta de refletir essas práticas de leitura literária nas mídias digitais este trabalho tem como propósito a formação de leitores de textos literários em rede, pois acreditamos que a maioria dos jovens está interagindo cada vez mais diante de uma tela de computador por ser uma leitura atrativa a esse público contemporâneo em tempos de ciberespaço e da cibercultura. Nesse sentido, esse novo espaço de leitura abre novas possibilidades para o leitor, pois os jovens podem ler, apreciar, escolher, sugerir e interagir com inúmeros textos literários, inclusive com o poema. A esfera digital não se dá apenas como espaço de leitura, mas de formação aberta e colaborativa para que o leitor/navegador interaja a partir de postagens e comentários em rede. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de em Soares (2002/ 2003), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (1993), voltados para questões da cultura digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA EM REDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1044_01092016235344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "BERENICE JUSTIN" "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23050 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 1044 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO E DIGITAL: A LEITURA EM REDE" "resumo" => "A leitura em tempos de tecnologias é uma temática muito discutida, mas ainda precisa de um olhar atencioso, principalmente no que se refere ao texto literário no contexto digital. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado Posle- UFCG em 2012. Essa pesquisa também refletiu sobre os vários olhares sobre o letramento, em especial: letramento literário e digital. Como proposta de refletir essas práticas de leitura literária nas mídias digitais este trabalho tem como propósito a formação de leitores de textos literários em rede, pois acreditamos que a maioria dos jovens está interagindo cada vez mais diante de uma tela de computador por ser uma leitura atrativa a esse público contemporâneo em tempos de ciberespaço e da cibercultura. Nesse sentido, esse novo espaço de leitura abre novas possibilidades para o leitor, pois os jovens podem ler, apreciar, escolher, sugerir e interagir com inúmeros textos literários, inclusive com o poema. A esfera digital não se dá apenas como espaço de leitura, mas de formação aberta e colaborativa para que o leitor/navegador interaja a partir de postagens e comentários em rede. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de em Soares (2002/ 2003), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (1993), voltados para questões da cultura digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA EM REDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1044_01092016235344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "BERENICE JUSTIN" "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }