NOTAS QUE TRANSFORMAM: A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS ARTES (PRIMA).
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23077 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "NOTAS QUE TRANSFORMAM: A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS ARTES (PRIMA)." "resumo" => "Cada dia mais as crianças e jovens estão adentrando na criminalidade e no mundo das drogas pelos mais diversos fatores, como falta de educação, desestruturação familiar, tempo ocioso, entre outros tantos motivos. É nesse contexto problemático que surge o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), que tem como objetivo principal promover a inclusão social desses jovens e crianças utilizando a música clássica e a formação orquestral como meios inclusivos. O projeto é inspirado em dois grandes programas com esse mesmo intuito, o El Sistema, da Venezuela e o NEOJIBA (Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Conta com doze polos de ensino espalhados pela Paraíba. É objetivo deste trabalho analisar o processo de (re)construção identitária que os participantes estão sofrendo, de modo que há, de fato, a promoção da inclusão social. Por meios de questionários e observação in loco no polo de Campina Grande, compreendemos a eficiência do PRIMA na vida dos alunos, que hoje, mudaram seu comportamento, e, consequentemente, fazem uso de novas identidades. Como aporte teórico, reccoremos a Bastian (2009) e Hummes (2014) com suas contribuições acerca da música em uma relação música – sociedade e a Bauman (2005), Hall (2014) e Woodward (2014) com suas discussões acerca de identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, PRIMA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA12_ID411_01092016231912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNO SANTOS" "autor_email" => "bsantosmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23077 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 336 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "NOTAS QUE TRANSFORMAM: A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS ARTES (PRIMA)." "resumo" => "Cada dia mais as crianças e jovens estão adentrando na criminalidade e no mundo das drogas pelos mais diversos fatores, como falta de educação, desestruturação familiar, tempo ocioso, entre outros tantos motivos. É nesse contexto problemático que surge o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), que tem como objetivo principal promover a inclusão social desses jovens e crianças utilizando a música clássica e a formação orquestral como meios inclusivos. O projeto é inspirado em dois grandes programas com esse mesmo intuito, o El Sistema, da Venezuela e o NEOJIBA (Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Conta com doze polos de ensino espalhados pela Paraíba. É objetivo deste trabalho analisar o processo de (re)construção identitária que os participantes estão sofrendo, de modo que há, de fato, a promoção da inclusão social. Por meios de questionários e observação in loco no polo de Campina Grande, compreendemos a eficiência do PRIMA na vida dos alunos, que hoje, mudaram seu comportamento, e, consequentemente, fazem uso de novas identidades. Como aporte teórico, reccoremos a Bastian (2009) e Hummes (2014) com suas contribuições acerca da música em uma relação música – sociedade e a Bauman (2005), Hall (2014) e Woodward (2014) com suas discussões acerca de identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, PRIMA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA12_ID411_01092016231912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNO SANTOS" "autor_email" => "bsantosmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }