TAVARES, Aureliana Da Silva et al.. O autista na convivência do espaço escolar. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23085>. Acesso em: 25/11/2024 00:41
Para melhor entender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e relacioná-lo com as dificuldades enfrentadas pelos professores em uma sala de aula inclusiva , buscou desenvolver um estudo histórico analítico a respeito do tema. É notório perceber que muitos profissionais da educação não sabem se relacionar com pessoas autistas. O tema é pouco difundido pelos profissionais e muitos não sabem como se relacionar e desenvolver uma educação de qualidade favorecendo a interação na sala de aula como um todo. Suas características peculiares de restrição no que diz respeito às relações interpessoais, dificultam mais ainda o trabalho do docente em sala de aula levando a não saber como lhe dar com tais situações. Deparando com tais fatos a pesquisa relatará alguns estudos realizados sobre o autismo favorecendo conhecimentos que auxiliará no entendimento e no respeito a pessoas autistas. As informações apresentada ao longo da pesquisa ajudará não só o pedagogo na sala de aula, nas também os familiares a entenderem um pouco mais sobre esta síndrome e como se relacionar com pessoas autistas. Perceber que através da explanação do conteúdo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizado nesta pesquisa ficará mais fácil de tentar evoluir este quadro de aversão ao autista e buscar uma inclusão dessas crianças não só nas escolas, mas também na sociedade, favorecendo assim uma sociedade mais justa e menos excludente.