PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23196 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB" "resumo" => "Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a percepção dos gestores sobre acessibilidade das escolas municipais do município de Algodão de Jandaíra, no estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas em duas escolas municipais existentes no município de Algodão de Jandaíra, estado da Paraíba, constituindo-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo. Iniciou-se a pesquisa de campo com a aplicação de questionários semiestruturados aos dois gestores responsáveis pelas escolas em observação, a fim de coletar dados sobre a visão desses profissionais sobre as condições de acesso dos dois estabelecimentos de ensino e de compreender o grau de satisfação quanto aos aspectos de acessibilidade das escolas envolvidas. Durante este período foi realizado o registro fotográfico com a utilização de um equipamento de alta resolução e a medição de todos os pontos presentes no roteiro já estruturado pelo pesquisador, tomando por base os conceitos adotados para acessibilidade pela Norma Nº 9050/2015, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os nomes das escolas e dos participantes da pesquisa foram mantidos em sigilo por questões éticas, sendo que, as escolas foram identificadas por E1 e E2, e seus respectivos gestores como G1 e G2. O critério de escolha destas escolas se deu por estas apresentarem o maior número de estudantes matriculados do município, e por estas serem as duas únicas escolas da zona urbana. Observou-se a total e/ou parcial falta de conhecimento dos gestores responsáveis pelas escolas, com relação a acessibilidade para Pessoas em Cadeira de Rodas. Os padrões arquitetônicos das escolas avaliadas estão em desacordo, quanto a acessibilidade para Pessoas em Cadeira de Rodas, com a ABNT NBR 9050/2015. Dever-se-iam haver cursos que promovessem uma formação inclusiva para os gestores, e que os projetos de construção de todos os estabelecimentos escolares fossem de fato realizados dentro dos parâmetros acessíveis, para se evitar transtornos, modificações posteriores e gastos adicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA FÍSICA, BARREIRAS ARQUITETÔNICAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID599_26082016230045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENI BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDENI BARBOSA" "autor_email" => "aldeni.silva@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23196 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB" "resumo" => "Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a percepção dos gestores sobre acessibilidade das escolas municipais do município de Algodão de Jandaíra, no estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas em duas escolas municipais existentes no município de Algodão de Jandaíra, estado da Paraíba, constituindo-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo. Iniciou-se a pesquisa de campo com a aplicação de questionários semiestruturados aos dois gestores responsáveis pelas escolas em observação, a fim de coletar dados sobre a visão desses profissionais sobre as condições de acesso dos dois estabelecimentos de ensino e de compreender o grau de satisfação quanto aos aspectos de acessibilidade das escolas envolvidas. Durante este período foi realizado o registro fotográfico com a utilização de um equipamento de alta resolução e a medição de todos os pontos presentes no roteiro já estruturado pelo pesquisador, tomando por base os conceitos adotados para acessibilidade pela Norma Nº 9050/2015, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os nomes das escolas e dos participantes da pesquisa foram mantidos em sigilo por questões éticas, sendo que, as escolas foram identificadas por E1 e E2, e seus respectivos gestores como G1 e G2. O critério de escolha destas escolas se deu por estas apresentarem o maior número de estudantes matriculados do município, e por estas serem as duas únicas escolas da zona urbana. Observou-se a total e/ou parcial falta de conhecimento dos gestores responsáveis pelas escolas, com relação a acessibilidade para Pessoas em Cadeira de Rodas. Os padrões arquitetônicos das escolas avaliadas estão em desacordo, quanto a acessibilidade para Pessoas em Cadeira de Rodas, com a ABNT NBR 9050/2015. Dever-se-iam haver cursos que promovessem uma formação inclusiva para os gestores, e que os projetos de construção de todos os estabelecimentos escolares fossem de fato realizados dentro dos parâmetros acessíveis, para se evitar transtornos, modificações posteriores e gastos adicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA FÍSICA, BARREIRAS ARQUITETÔNICAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID599_26082016230045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENI BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDENI BARBOSA" "autor_email" => "aldeni.silva@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }