RELATO DE EXPERIÊNCIA: NATAÇÃO INCLUSIVA PARA USUÁRIOS DO CAPSINHO “PORQUE NÃO EU” PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23260 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: NATAÇÃO INCLUSIVA PARA USUÁRIOS DO CAPSINHO “PORQUE NÃO EU” PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas realizadas pelos acadêmicos do curso licenciatura plena em Educação física campus I- UEPB, desenvolvido a partir da do projeto de extensão Projeto dança e natação inclusiva para usuários do CAPSINHO “Por que não eu?”, sob a Coordenação da Profª Sidiline Gonzaga de Melo ,coordenação adjunta dos Professores Anny Sionara Moura Dantas e Jose Pereira do Nascimento Filho , Professores Voluntarios Ramon Fagner de Queiroz Macedo Regimenia Braga de Carvalho . Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelas estagiarias durante a realização do projeto ( em Andamento) , contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista na universidade bem como as práticas realizadas , de modo que os novos integrantes dos cursos de licenciatura venham a ter noção do que é o extensão Universitária e de como ele funciona e o trabalho com crianças com autismo e associações . A metodologia que sustenta este relato esta pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Severino (2007), Silva (2008), Pimenta; Lima (2010), Silva (2010) entre outros. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos educação física nos componentes praticas pedagógicas e educação física adaptada. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ,, EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA ,, ,FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID894_01092016233310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO KLEYSON DE SOUZA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciokleyson@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23260 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: NATAÇÃO INCLUSIVA PARA USUÁRIOS DO CAPSINHO “PORQUE NÃO EU” PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas realizadas pelos acadêmicos do curso licenciatura plena em Educação física campus I- UEPB, desenvolvido a partir da do projeto de extensão Projeto dança e natação inclusiva para usuários do CAPSINHO “Por que não eu?”, sob a Coordenação da Profª Sidiline Gonzaga de Melo ,coordenação adjunta dos Professores Anny Sionara Moura Dantas e Jose Pereira do Nascimento Filho , Professores Voluntarios Ramon Fagner de Queiroz Macedo Regimenia Braga de Carvalho . Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelas estagiarias durante a realização do projeto ( em Andamento) , contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista na universidade bem como as práticas realizadas , de modo que os novos integrantes dos cursos de licenciatura venham a ter noção do que é o extensão Universitária e de como ele funciona e o trabalho com crianças com autismo e associações . A metodologia que sustenta este relato esta pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Severino (2007), Silva (2008), Pimenta; Lima (2010), Silva (2010) entre outros. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos educação física nos componentes praticas pedagógicas e educação física adaptada. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ,, EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA ,, ,FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID894_01092016233310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO KLEYSON DE SOUZA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciokleyson@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }