RIBEIRO, Roseane Albuquerque et al.. Ser especial é normal. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23283>. Acesso em: 24/11/2024 22:03
A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC- como um dos recursos que pode contribuir com a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi realizada com 12 alunos em situação de deficiência, sendo 7 (sete) com Deficiência Mental, 3 (três) com Síndrome de Down e 2 (dois) com Deficiência Física sequelados pela paralisia cerebral, todos em processo de alfabetização que frequentavam o Laboratório de Informática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande- APAECG. Objetivamos investigar as ações educativas para a inclusão digital destes sujeitos com necessidades especiais. Foram feitas entrevistas pautadas em questionários com os profissionais envolvidos sobre o desempenho de cada sujeito no processo educativo. Analisamos os tipos de habilidades que os alunos desenvolveram com os sítios educativos e softwares Mimocas e MicroMundos. Com a participação de alguns pais, estes reconheceram o desempenho dos seus filhos em novas ações sociais construídas dentro e fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que os educandos pesquisados apresentaram ganhos significativos na autoestima, diminuição da ansiedade, maiores probabilidades de acertos, aumento da atenção e maior interesse no processo de ensino-aprendizagem. As ações educativas demonstraram que ao usar os recursos tecnológicos apoiados na formação do Programa de Informática na Educação Especial - PROINESP-, os sujeitos participantes da pesquisa foram cada vez mais incluídos com suas mais diversas habilidades, permitindo-lhes mais saber e mais poder nos contextos sociais, educacionais, familiares e profissionais, tornando-se cidadãos ativos e normais, respeitando-se suas diferenças.