LIMA, Verônica Evangelista De et al.. . Anais I CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23432>. Acesso em: 24/11/2024 20:12
Com os avanços tecnológicos, o ato de educar é cada vez mais desafiador. Assim, se faz necessário o uso de métodos que atinjam o nível de atenção esperada do público alvo, com compreensão e identificação ao que se pretende informar. Nesse âmbito educativo enquadra-se a educação ambiental, com seus temas cada vez mais emergentes e participativos do cotidiano do ser humano. Tais questões precisam ser abordadas de forma dinâmica e diferenciada, buscando alertar para as questões ambientais de modo que o educando se sinta participante ativo do processo de mudanças e, não apenas um expectador das problemáticas observadas em sua realidade. Nesse contexto, essa pesquisa buscou apresentar alguns instrumentos utilizados para a apresentação da temática água nas cidades de Areia, Alagoa Nova, Baraúna, Lagoa Seca e Riacho de Santo Antônio, sendo as duas primeiras localizadas na microrregião do brejo e, as demais, no semiárido do estado da Paraíba. Inicialmente, fez-se uma visita a cada localidade. Estabelecido um contato pessoal com moradores, foi aplicado um questionário referente à água consumida, sendo coletadas amostras dos reservatórios para análise química e microbiológica. O diagnóstico preliminar referente às condições enfrentadas por cada comunidade norteou as discussões posteriores e elaboração dos instrumentos educativos para compartilhamento de noções de preservação ambiental, saúde e uso racional do uso da água disponível na comunidade. Dessa maneira, foi possível identificar o interesse dos expectadores quanto ao aprendizado dos temas abordados, abrindo assim espaço para que mudanças efetivas de hábitos fossem impulsionadas, no intuito do educando se apropriar do protagonismo nas ações de preservação e uso racional dos recursos naturais do seu meio de vivência.