, Aliannabatistadasilva et al.. . Anais I CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24260>. Acesso em: 24/11/2024 20:10
A temática deste trabalho busca dar visibilidade as memórias docentes de mulheres que através de suas subjetividades passamos a conhecer histórias de vidas em que se entrelaçam vida pessoal e profissional. Temos como objetivo principal, analisar as vivências escolares das professoras de Campina Grande- PB, tecidas por meio de suas histórias de vidas que são construídas através de narrativas em que suas memórias contam suas sensações na infância e na adolescência no espaço da sala de aula, tendo em vista o recorte temporal dos anos 90. A partir das contribuições de Nora (1993), Certeau (2008), Foucault (2012), entre outros. As narrativas sobre memória e história docente são contadas através da participação de duas professoras de História do ensino básico, da rede pública campinense, que se dispuseram a narrar seus caminhos trilhados nos espaços da sala de aula em que tiveram a oportunidade de atuar durante cerca de 25 anos.