INTRODUÇÃO: Este trabalho aborda o uso da arte na sala de aula, uma ferramenta importante para estabelecer diálogos reflexivos na enfermagem. A arte torna-se um exercício para o cuidado na enfermagem. OBJETIVO: Descrever a experiência da utilização da arte em sala de aula por discentes do curso de enfermagem, e como esta prática pode ser desenvolvida no campo de atuação profissional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência realizado por discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar, que teve início no primeiro período do curso através de oficinas criativas, sendo estas realizadas em turmas do 1º ao 5º ano do curso. As atividades foram divididas em seis momentos: 1° atividade de integração, onde os mesmos descreviam sobre as facilidades e as dificuldades em “fazer arte”; 2° o cuidado com o corpo na enfermagem; 3º roda de conversa, onde os mesmos seriam convidados a refletir sobre a importância dos movimentos artísticos na vida do enfermeiro, sendo instigados a comentarem sobre suas próprias vivências e experiências; 4º os alunos receberam as orientações sobre os kits recebidos e como usá-los; 5º a realização da mostra dos trabalhos ao final da oficina e preparação do Kit de entrega com o boneco finalizado e 6º a entrega a uma instituição escolhida pela turma. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O início do trabalho com a arte e cuidado em sala foi marcado pelo entusiasmo dos alunos, pela alegria e pela criatividade. Além disso, houve a construção do conhecimento acerca do cuidado com o outro de forma integral. CONCLUSÃO: A arte, então, mais que urgente precisa ser compreendida em sua finalidade na área de enfermagem, pois nela reside a essência, a imanência e a transcendência do cuidado de enfermagem.