O termo Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), vem sendo conceituado como a zona de transição entre o envelhecimento saudável e os quadros demenciais (SIMON, 2011). Tem como principais características clínicas a queixa de memória episódica, como esquecimento relacionado às situações da vida diária, e também outras alterações cognitivas, que são atenção, orientação em tempo e espaço, reconhecimento de pessoas, organização e planejamento de ações.
É imprescindível para a realização de atividades cotidianas a realização de tarefas simultaneamente, isto é um pré-requisito para ter uma vida normal (TEIXEIRA, 2007). No entanto, esse tipo de tarefa torna-se de difícil execução para idosos com CCL, por ter altas exigências motoras e cognitivas (LAUENROTH, 2016).
O desempenho da dupla tarefa envolve a execução de uma atividade primária, que é o foco principal de atenção, e uma atividade secundária, que é executada ao mesmo tempo. A realização dessa tarefa é um pré-requisito para uma vida normal, já que precisamos realizar tarefas simultâneas nas situações vividas diariamente. O estudo tem como objetivo apresentar um protocolo de treinamento de dupla tarefa, para ser aplicado em pacientes diagnosticados com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).