Este artigo trata sobre um relato de experiência do Programa de Extensão “Universidade Aberta Intergeracional-UNABI”, tendo como objetivo geral a promoção de atividades socioeducativas que oportunizem a formação continuada, inserção social e a qualidade de vida da população idosa por meio de ações educativas intergeracionais e eixo norteador as atividades gerontagógicas intergeracionais em atenção às demandas localizadas no estado do Maranhão, de modo especial nos municípios que contemplam os Campi/UEMA, em destaque os Polos: Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Lago da Pedra, São Luiz, São João dos Patos, Timon. Dentre outras questões mobilizadoras deste Programa, destacamos os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2014) em relação ao envelhecimento da população brasileira que segue em ritmo acelerado, a redução da taxa de natalidade e, por conseguinte do crescimento populacional. Apresentamos reflexões e diálogos sobre o direito à educação para as pessoas idosas, adotando as ideias de Freire (1987); Telles (1999); Bobbio (2004); Neri (2005) e Serra (2015); a legislação educacional e o Estatuto do Idoso. Enfatizamos a educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial no curso de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento; A UNABI, Programa de iniciativa da Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis-PROEXAE, foi institucionalizado por meio da Resolução nº 1192/2016-CEPE/UEMA, iniciou no período letivo 2016.2, com ações de caráter técnico-científico a fim de proporcionar trocas de saberes e experiências entre as pessoas idosas e outras gerações, vislumbrando a educação continuada, a autoestima e melhoria da qualidade de vida dessa categoria que pode continuar contribuindo com suas lições de vida, sujeitos de sua história e do seu contexto social.