UTTA, Bergson Pereira et al.. A prática educativa: o real sentido da práxis. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24948>. Acesso em: 25/11/2024 00:45
Esta pesquisa visa discutir sobre a práxis educativa e seu real sentido na ação dos professores. Esta é uma pesquisa bibliográfica, constituída por livros, o que possibilitou uma visão ampla da temática nas diversas produções científicas brasileiras. Buscamos apresentar um entendimento sobre a Prática Educativa, sua essência epistemológica e seu real sentido no efetivo trabalho do professor, estabelecendo sua relação com o conceito de práxis em Vázquez (1998) e Freire (1987, 1996). Pelo entendimento de Prática Educativa, buscamos destacar o processo que envolve professores diante dessa mudança de postura educativa como forma de incentivo dos sujeitos na busca de transformações que sejam capazes de impactar na formação de futuros profissionais da educação. Concluímos que a construção de uma Prática Educativa como práxis, deve ser condizente com as necessidades do processo de ensino e aprendizagem de professores em formação e que poderão atuar, também, como protagonistas de uma história social transformadora.