FERNANDES, Natal Lânia Roque. A voz no currículo de formação de professores. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24977>. Acesso em: 25/11/2024 00:53
As pesquisas sobre os problemas de voz do professor indicam vários problemas vocais adquiridos durante o exercício da profissão e identificam o professor como profissional da voz. Com base nos resultados das pesquisas, propomos a inserção de uma disciplina sobre voz nos cursos de licenciatura do IFCE, cujo objetivo é contribuir para o processo de conscientização vocal do professor, visando minimizar os problemas de voz adquiridos no decorrer da vida profissional. A proposta fundamenta-se nos estudo sobre o mal-estar docente e especificamente aos estudos sobre a voz do professor. Defendemos que o professor precisa reconhecer-se como um profissional da voz e compreender que o cuidado com a voz implica um cuidado de si e de sua profissão. A disciplina proposta deverá proporcionar conscientização da voz como elemento fundamental para o trabalho docente.