PEREIRA, Marilene Da Silva Feijão et al.. Ação educativa na escola de tempo integral. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24979>. Acesso em: 24/11/2024 22:55
Trata-se de uma análise sobre um projeto intitulado de Grafiteatro que foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral, da Escola Professor Temístocles de Araújo, localizada no bairro Nova Marambaia - Belém (PA). O projeto surge a partir da observação do cotidiano escolar, tendo como foco a manifestação da linguagem, pois as paredes das salas de aula apresentavam alguns aspectos da expressão dos discentes interpretada como rabisco que causava poluição visual. Diante do cenário, a coordenação pedagógica juntamente com a professora da disciplina Ensino da Arte, visando minimizar a tal problemática pensaram em implementar o projeto em questão, com o objetivo de valorizar o patrimônio escolar como bem cultural de acesso a todos, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente escolar, além de expressar e saber comunicar-se em artes visuais coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensualidade e a reflexão ao realizar e fruir produção artística; utilizar as diferentes disciplinas, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais; saber utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e construir o conhecimento; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Os resultados mostraram que as questões apontadas no projeto referentes aos rabiscos (pichações) passaram a ser vistas como arte por conta do valor artístico reconhecido por suas expressões da realidade em que vivem, além de, melhorar a convivência e cuidado com o patrimônio público.