NUNES, Karine Silva et al.. As cotas raciais: uma medida inclusiva ou racista?. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25037>. Acesso em: 25/11/2024 00:14
O presente estudo é resultado inicial de pesquisa de monografia, e tem como objetivo apontar a visão dos estudantes da UFMA – Campus de Grajaú, sobre a Política de Cotas do Ensino Superior, consolidada pela Lei nº 12.711/2012. Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa com os universitários dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, através de um questionário de múltipla escolha e opinião. Esta pesquisa fundamenta-se essencialmente nos trabalhos de Alcântara (2015); Campos (2012); Maciel (2009); Calasans (2015) e Silva (2010). Ainda que inicial, o estudo elucidou que os estudantes possuem pouco conhecimento sobre a questão das cotas raciais e a sua importância. Assim, é possível considerar a essencialidade de estudos da temática tendo em vista que desta forma será possível aos futuros docentes perceberem que ações afirmativas como essas são passos primordiais para uma sociedade igualitária.