O artigo é produto da experiência pedagógica com crianças da Creche “Lar Cordeirinhos de Deus”, especificamente as do Berçário 1, onde foi desenvolvido o projeto-ação “Berçário de Brinquedos – Aprendendo com Ludicidade”, no intuito de propiciar o ensino através da ludicidade. As metodologias utilizadas, mediante a diagnose local, foram norteadas por pressupostos filosóficos de Paulo Freire, como a dialogicidade e reflexão-ação; pelo amplo conhecimento de Vera Lúcia Bertoni dos Santos acerca do brincar enquanto instrumento pedagógico; dentre outros autores que colaboraram à construção e efetivação deste trabalho. O resultado foi a percepção e o reconhecimento dos valores e seus significados para a interação entre as crianças, que refletem a convivência familiar nesta troca. Neste sentido, a experiência na creche forneceu, para além de uma aprendizagem científica, o repensar acerca da ação educativa em meio aos desafios lançados, dos quais requer estratégias criativas e o reconhecimento do outro com suas especificidades.