MAIA, Ricardo Hélio Chaves. Caracterização do programa saúde na escola. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25089>. Acesso em: 25/11/2024 02:02
O Programa Saúde na Escola (PSE) integra à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cujo objetivo tem sido a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar o PSE. Para tanto, procedemos à uma pesquisa bibliográfica na área de saúde e educação em autores como: Dantas (et al, 2007); Mendonça (2009); Rezende, Dantas (2009) e Rezende, Dantas e Pedrosa (2009) e pesquisa documental, tendo como principais fontes a Política Nacional de Atenção Básica (2012), os Cadernos de Atenção Básica (2009) e o Decreto Presidencial nº 6.286 (2007), que institui o Programa Saúde na Escola. O PSE tem a intenção de contribuir para formação integral dos alunos através da promoção, prevenção e atenção à saúde com o intuito de minimizar as vulnerabilidades que comprometem do desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Dessa forma, os beneficiados pelo programa são os estudantes da Educação Básica, gestores e professores da educação e saúde, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para viabilizar os objetivos do PSE, foram definidos cinco componentes: a) avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens da rede pública; b) promoção da saúde e de atividades de prevenção; c) educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens; d) monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes; e) monitoramento e avaliação do programa.