O presente artigo aborda questões referentes à docência, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento profissional, formação continuada e identidade docente. Tem por objetivo analisar as cartas produzidas pelos docentes de uma escola pública do município de Itapetinga no povoado de Palmares no âmbito da disciplina Fundamentos da Docência, com a finalidade de verificar/refletir as concepções de formação docente e os aspectos que contribuem para o desenvolvimento da identidade dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para construção dos dados utilizou-se cartas produzidas no desenvolvimento da disciplina. Compreendemos que as perspectivas e necessidades da educação atual remetem à importância de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e rever o papel do docente, no sentido de superar sua condição de ser um simples transmissor de conhecimento. Neste sentido, o trabalho ora apresentado teve por objetivo: Analisar as cartas produzidas pelos docentes de uma escola pública do município de Itapetinga no povoado de Palmares no âmbito da disciplina Fundamentos da Docência, com a finalidade de verificar/refletir as concepções de formação docente e os aspectos que contribuem para o desenvolvimento da identidade dos professores. A abordagem de pesquisa aqui utilizada foi à qualitativa, visto que faz pouco uso de formas de análise estatística, não pressupõe grandes amostras e está especialmente interessada em como as pessoas experimentam, entendem, interpretam e participa de seus mundos sociais e culturais. Ao professor deverá ser dada a condição de sujeito que é capaz de analisar e transformar a sua prática, intervir e construir um percurso inovador e progressista. Demonstra se assim a necessidade emergencial de estudos que envolvam a docência e todos os elementos que constituem o desenvolvimento profissional do docente.