BEZERRA, Samara Da Silva et al.. Educação de jovens e adultos-um desafio histórico.. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25190>. Acesso em: 25/11/2024 01:48
O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre como a educação voltada para jovens e adultos vem se construindo com o passar dos tempos e a forma como vem se solidificando. A escolha desse tema surgiu da necessidade de um maior conhecimento sobre como se constituiu historicamente uma educação que atendesse as necessidades dos jovens e dos adultos que por algum motivo não puderam aprender a ler e escrever nos anos iniciais de suas vidas. Sabemos que são vários os motivos que levam ao desenvolvimento desse programa, um deles, por exemplo, é a falta de participação dos indivíduos nas instituições de ensino, muitas vezes por causa de prioridades que tiveram que adotar como trabalhar para sustentar a base familiar. O artigo se divide em três etapas, sendo que inicialmente, iremos explicar sobre o programa e para quem se dirigi, que no caso, para os jovens e adultos. No desenvolvimento traçamos a linha histórica, desde o desenvolvimento inicial de projetos e políticas públicas voltadas para a diminuição e melhora na condição de analfabetismo até os dias atuais. E por ultimo, diante de tudo que foi observado podemos concluir que ainda existe muito a ser pensado e a melhorar no ensino dos jovens e adultos. O artigo se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, onde foram realizadas pesquisas em livros e artigos, utilizando autores que colocavam como debate central o tema da educação em jovens e adultos (EJA). Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois através dessa análise, conseguimos ter uma compreensão e um maior conhecimento de planos e medidas que ao longo dos anos foram sendo implantados para que a educação nessa área fosse pensada e trabalhada dentro das instituições.