MOURA, Adrielly Benigno De. . Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25281>. Acesso em: 25/11/2024 02:12
Esse trabalho tem como objetivo de refletir sobre a própria prática, percebendo como a ética e cidadania contribui na ação docente. Avaliar a validade de suas práticas não se trata de “modismo”, “tendência” ou “método”, mas da necessidade de revalidar e enriquecer sua práxis. Para isso, utilizamos como referencial teórico AIRES (2013), Morin (2006) e os PCN’s dos temas transversais. Mediante a amplitude que a ética e cidadania dispõe, buscaremos adotar uma postura de professor reflexivo, e analisaremos numa abordagem qualitativa e subjetiva tendo por base a autocrítica da própria prática no processo de aquisição da identidade profissional, através de filmagem das aulas, e da análise dos planos. Podemos dizer que este estudo proporcionou um crescimento pessoal e profissional significativo, pois o olhar-se, o julgar-se, refletir sobre as próprias ações e buscando reconstrução e superação.