GOMES, Gláucia De Sousa et al.. Gênero e sexualidade no currículo escolar. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25334>. Acesso em: 25/11/2024 00:53
Este trabalho abordará a relação entre gênero, sexualidade e currículo no nosso cotidiano, bem como sua contextualização diante da sociedade educacional. Apesar de vivenciarmos avanços significativos no século XXI, ainda existem barreias e inúmeros preconceitos em lidar com temas que englobam a orientação sexual na educação. Este trabalho tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o currículo que está posto nas escolas, pela via da análise das relações de gênero e da produção de identidade no contexto escolar, considerando o currículo como pratica social. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca suporte teórico em algumas produções literárias de autores como: Stuart Hall 1997, Silva 2010, Sabat 2007, Meirelles1997, Louro 2003. Proporcionando dessa forma, uma discussão sobre a importância de vivermos em uma sociedade que preserve o respeito às diferenças culturais de forma minuciosa, através de inúmeros discursos nas áreas de conhecimento e nas instituições educacionais. De modo geral, a realização deste artigo contribuiu significativamente para a aprendizagem do nosso conhecimento, a respeito do currículo na escola, uma vez que este, se configura como a chave norteadora que é a educação, pois é essencial o sujeito ser inserido e constituído enquanto sujeito de identidade.